Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Aluna de ocupação diz que políticos estão com “mãos sujas de sangue” e irrita deputados

Ana Júlia (dir.): pedido de desculpas.

 

O discurso de uma aluna de 16 anos, na tribuna da Assembleia Legislativa, quase levou o presidente Ademar Traiano (PSDB) a encerrar a sessão. A estudante, do Colégio senador Manoel Alencar Guimarães, disse que os políticos têm “as mãos sujas de sangue”.

Ana Júlia Pires Ribeiro foi escalada para defender as ocupações que tomaram mais de 850 escolas no Paraná neste mês, em protesto contra a reforma do ensino médio. Nesta terça, um aluno e um professor contrários à ocupação tinham se pronunciado contra as ocupações.

O discurso de Ana Júlia questionou a responsabilidade dos políticos na morte de um estudante em uma ocupação em Santa Felicidade. Quando disse, porém, que as mãos dos políticos estavam manchadas de sangue, Traiano ficou irritadíssimo.

Depois de interromper Ana Júlia, Traiano disse que não iria permitir afrontas aos deputados e ameaçou, aos brados, encerrar a sessão: foi vaiado pelas galerias. Ana Júlia continuou e pediu desculpas pela frase.

Ana Júlia convidou os deputados a ir às ocupações e disse que os alunos aprenderam mais sobre política e cidadania em uma semana de educação do que nas aulas regulares. “Deixamos de ser adolescentes e viramos cidadãos”, disse.

Por ter pedido desculpas, foi elogiada pelo deputado Tadeu Veneri (PT). “Não é todo mundo que tem essa grandeza”, disse o deputado, que se disse admirador do movimento.

Siga o blog no Twitter.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.