Sempre surgem teorias conspiratórias sobre governos e meios de comunicação fazerem o que se chama de propaganda subliminar: usar meios sutis de inculcar uma ideia na tua cabeça sem fazer isso abertamente.
Normalmente não vale a pena prestar atenção a coisas do gênero: um nome de novela que “lembra um 45” no ano da eleição, por exemplo. Mas, às vezes, mesmo que seja sem querer, a coisa fica estranha.
Caso deste anúncio da Copel de redução de preço para produtos de eficiência energética. O desconto, na verdade, nem é de 45%. Mas o governo do PSDB preferiu fazer a propaganda com o número 45. E ainda sobre um fundo azul e amarelo. O número e as cores do partido.
Pode não ser proposital. Assim como a prefeitura negou ser proposital a pintura dos terminais de ônibus de azul e amarelo à beira de eleição de prefeito em 2012. Mas fica estranho. E, como não basta ser honesto, é preciso parecer honesto, tudo que fica estranho devia ser evitado pelo governo. Inclusive isso.
Atualização
A Copel afirmou, por meio de sua assessoria, disse que o anúncio foi feito pelas Lojas Colombo, que ganharam a licitação para vender os equipamentos com desconto subsidiado.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS