O governador Beto Richa (PSDB) se manifestou via Facebook sobre o ajuste fiscal promovido pela presidente Dilma Rousseff. Richa criticou a retomada da CPMF e disse que o problema da previdência social precisa ser resolvido de outra forma.
Segundo o governador, a CPMF – que Dilma pretende recriar com a alegação de que seria para pagar aposentados e inativos – só dificultaria a retomada da atividade econômica. Além do que não teria como se garantir que o governo federal realmente vá usar o dinheiro da forma como prometeu.
Richa ainda diz que o Paraná “resolveu a questão previdenciária” de outra forma, com uma “reestruturação do sistema”. Veja o post do governador:
O comentário do governador vem num momento em que ele próprio tenta, novamente, mexer em impostos no estado. De dezembro para cá, a administração Richa já elevou a alíquota do IPVA, “realinhou” o ICMS e agora tenta mexer no imposto sobre heranças. Além disso, o novo pacote abriria brecha para mais elevações no ICMS.
A própria “reestruturação” promovida na previdência foi um aumento arrecadatório do estado, que passou a cobrar contribuição dos inativos. Por outro lado, o governo do estado usou uma “poupança” que deveria pagar aposentadorias futuras de servidores (o Fundo Previdenciário) para aliviar em R$ 125 milhões suas contas mensais.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião