O deputado estadual Mauro Moraes diz ter conseguido 19 assinaturas de colegas para protocolar uma PEC pedindo o fim da aposentadorias de ex-governadores do Paraná. Hoje, cada ex-governador recebe mensalmente R$ 30,4 mil. A Proposta de Emenda à Constituição retira o trecho da Constituição paranaense que prevê o benefício.
Existe uma ação da OAB no Supremo Tribunal Federal questionando o recebimento do dinheiro, mas ainda não há decisão sobre o tema. Em tese, seria difícil acabar com a aposentadoria de quem governou antes de 1988, já que a Constituição da ditadura previa o benefício expressamente. Os que entraram depois disso podem perder o benefício.
O STF já julgou inconstitucionais pagamentos similares em cinco estados. O último foi o Pará. O caso do Paraná, levado ao Supremo em janeiro de 2011, está nas mãos da ministra Rosa Weber e não tem previsão de julgamento.
A PEC de Mauro Moraes precisava de no mínimo 18 adesões para ser protocolada. Para passar em plenário, precisará de dois terços dos 54 deputados estaduais. O primeiro afetado pela medida seria o atual governador Beto Richa, que deixa o cargo no ano que vem.
Richa nunca afirmou que tem interesse no benefício. Sua mãe, Arlete, recebe pensão em função do pai de Beto ter sido governador entre 1983 e 1987. Beto chegou a cancelar as aposentadorias dos ex-governadores com um parecer da Procuradoria-Geral do Estado, mas eles conseguiram retomar o benefício na Justiça.
Hoje, dos governadores pós-88, recebem a aposentadoria Roberto Requião, Mario Pereira, Jaime Lerner e Orlando Pessuti. O custo anual para o estado é de R$ 1,5 milhão.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS