Nos últimos dias, Ratinho Jr. (PSD) se deixou entrar numa estranha disputa particular contra um candidato que, em tese, não seria uma ameaça a seu favoritismo. João Arruda (MDB) provocou o adversário e deu sorte: recebeu a resposta de que precisava para abrir uma polêmica entre os dois.
Arruda está em seu papel de oposicionista e de franco-atirador. Todo mundo sabe que sua campanha tem menos recursos e menor probabilidade de vitória do que a de Ratinho. Em qualquer bolsa de apostas, sua candidatura seria vista como uma terceira força.
Leia mais: Expulsão de Beto Richa não faz sentido jurídico, é mera propaganda de Cida
O vídeo que deu origem à série, após a prisão de Beto Richa (PSDB), liga Ratinho Jr. a seu antigo colega de Palácio Iguaçu. Claro que não é bom para ninguém se ver ligado hoje a Beto. Mas o estrago seria tão grande assim?
O estranho foi Ratinho responder. Em propagandas dissimuladas, o deputado do PSD colocou uma apresentadora para dizer que quem tem o que explicar é João Arruda: e falou coisas que são reais. Disse que Arruda foi financiado pelo sogro, Joel Malucelli (Podemos), também preso; que votou contra a investigação de Michel Temer (MDB) etc.
Mas isso era tudo que Arruda queria. O candidato do MDB deitou e rolou com o ataque. Sem desejar, Ratinho colocou um franco-atirador em pé de igualdade com o favorito. Como se os dois estivessem disputando o governo nas mesmas condições. Arruda respondeu chamando Ratinho de covarde.
A dúvida que fica é se Ratinho foi apenas mal assessorado, deixando ser atraído para um abismo, ou se realmente vê algum motivo, após a prisão de Beto, para temer Arruda, e achou prudente começar a desconstruir o adversário desde já – deixando claro, de passagem, que se for preciso tem mais munição para usar.
DESEJOS PARA O PARANÁ: Critérios técnicos na formação da equipe
A impressão de quem vê de fora é que Ratinho não está tão seguro assim de sua liderança. Quem já está eleito não precisa ficar brigando com cachorros menores.
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
“Conspiração tabajara”: Mourão ironiza suposta trama golpista e critica investigação; assista ao Entrelinhas
Deputado do PT questiona local da prisão de Braga Netto: “central de conspiração”
Policiais apontados por delator morto são presos por suposto envolvimento com PCC em São Paulo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS