• Carregando...
Até onde o atentado pode influenciar a votação de Bolsonaro?
| Foto:

Há um consenso: a comoção gerada pelo atentado contra Jair Bolsonaro (PSL) deve fazer com que o candidato se distancie ainda mais dos outros na liderança da corrida presidencial. Empacado na casa dos 20% (pouco mais, pouco menos, dependendo do levantamento), há quem aposte que ele possa passar dos 30% agora. (Veja mais sobre o último Ibope abaixo.)

Por uma dessas coincidências, o Datafolha, um dos institutos de maior credibilidade do país, agendou uma pesquisa para sair nesta terça que coletou os dados justamente a partir do dia do atentado. Não vai haver mostra mais clara do quanto a solidariedade com o candidato causou.

Essa subida poderia ser seguida de dois movimentos bem diferentes. Por um lado, o famoso “efeito manada” pode levar ainda mais gente a votar em quem está se consolidando na liderança. Por isso, houve aliados de Bolsonaro falando que ele poderia ganhar a eleição no primeiro turno.

Na verdade, essa seria praticamente a única chance de o capitão da reserva se eleger, já que no segundo turno, com a alta taxa de rejeição que tem, dificilmente ganharia de qualquer outro candidato.

Mas o movimento mais provável não é esse. Esse tipo de comoção em geral produz picos de intenção de voto que não se consolidam. São votos volúveis, que dependem de um momento de emoção, e que se desfazem em pouco tempo. Se o atentado tivesse ocorrido mais perto do dia da votação, nesse sentido, o efeito eleitoral seria maior.

Em 2014, por exemplo, Marina Silva passou por um fenômeno parecido quando assumiu a candidatura com a morte de Eduardo Campos. A comoção levou Marina em pouco tempo para a liderança nas pesquisas. No entanto, em um mês e meio, esses votos todos sumiram e ela sequer foi para o segundo turno.

Ibope

No último Ibope, Bolsonaro apareceu com 22% das intenções de voto. Pesquisa realizada pelo Ibope de 1/set a 3/set/2018 com 2.002 entrevistados (Brasil). Contratada por: TV GLOBO E JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO. Registro no TSE: BR-05003/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%. *Não sabe / Não respondeu

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]