O governador Beto Richa (PSDB) nega que tenha demitido seu amigo Luiz Eduardo Sebastiani da Copel por ele ter ido contra o interesse do governo Sebastiani votou para que a Copel repassasse só 25% dos seus lucros para os sócios. O maior sócio é o governo do estado: e o maior interessado em ter o dinheiro em caixa é Beto Richa. No final, o governo venceu e a estatal vai distribuir 50% dos dividendos.
Sebastiani está de fato de saída da Copel. Mas Richa diz que é mera coincidência. “Não é por causa disso. Tanto que não é só ele”, disse Richa em evento nesta quinta. O governador diz que vai anunciar várias mudanças nas estatais e no secretariado em breve e que a saída de Sebastiani é só parte desse quadro maior. “O Sebastiani me acompanha desde a prefeitura, é muito qualificado”, disse o governador.
Beto Richa também nega que o fato de o governo se apropriar de mais R$ 150 milhões dos lucros da Copel só neste ano coloquem a companhia em risco. Na reunião do Conselho de Administração houve quem dissesse que isso prejudica os investimentos da companhia. “Os diretores que indicamos para a empresa quase na totalidade são copelianos. E o que falamos para eles foi que na medida da possibilidade econômica financeira fossem repassados 25% ou 50%, sempre preservando o interesse e a estrutura da Copel”, disse.
Richa disse que a retirada de uma parcela maior dos lucros foi necessária devido à crise econômica. “O estado passa por dificuldades impostas pela crise nacional sem precedentes do país. E isso nos obrigava a requisitar os dividendos de algumas empresas públicas”, disse. “Mas sem jamais prejudicar a solidez da Copel, que vem fazendo um investimento recorde no nosso governo”, afirmou.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS