• Carregando...
Beto Richa será multado em R$ 5 mil por dia se não tirar presos de delegacia
| Foto:

O governador Beto Richa pode ser multado pessoalmente caso não consiga esvaziar as celas da Delegacia de Furtos e Roubos no Jardim Botânico. O pedido foi feito pelo Ministério Público, que considera insustentável a situação da carceragem.

Quem revelou o pedido da 5.ª Promotoria foi o blog Contraponto, do jornalista Celso Nascimento, colunista da Gazeta do Povo. Segundo o relatório divulgado pelo blog, há hoje 86 presos em um espaço destinado a, no máximo, 12 pessoas.

A multa solicitada pelo Ministério Público é de R$ 5 mil por dia em que os presos forem mantidos nas atuais situações ou em que novos presos forem encaminhados à carceragem sem que se resolva o problema.

Leia mais: Fezes em marmitas, urina em latões: o caos nas delegacias no governo Beto Richa

Além de dizer que as condições são insalubres para os próprios presos (que em geral ainda nem foram julgados), os promotores ressaltam que isso impede o trabalho dos policiais, que servem de carcereiros, ao invés de ir às ruas investigar crimes. E, mais, diz que o problema coloca em risco a segurança dos vizinhos da delegacia.

A situação nas carceragens tem se degradado bastante nos últimos meses. Recentemente, houve uma rebelião no superlotado 8.º DP, no Portão, com dois mortos. Os outros presos foram para o 11.º DP, na CIC, onde chegou a haver 200 pessoas num espaço para 40.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]