O governador Beto Richa anuncia nesta segunda sua renúncia ao cargo. Ele deixará o mandato para se candidatar ao Senado pelo PSDB. De acordo com a lei eleitoral, caso queira ser candidato, Beto precisa abandonar o governo até o dia sete de abril, quando faltam seis meses para a eleição.
O anúncio da candidatura (e da renúncia) será feito por Richa depois de uma reunião com seu secretariado, marcada para a manhã desta segunda. A decisão foi tomada depois de meses de muita negociação e suspense.
Leia mais: Cida terá maior tempo de tevê; Ratinho perde até do PT
A vice-governadora, Cida Borghetti, assume o cargo provavelmente no dia 7. Poderá assim ficar nove meses no cargo. Candidata ao governo, passa a figurar na disputa como pretendente à reeleição – e obviamente terá com isso suas chances aumentadas.
Dúvidas
Richa chegou a dar sinais de que permaneceria até o fim do governo. Segundo ele, a gestão está em um bom momento, já que o ajuste fiscal permitiu que agora ele inaugure obras e anuncie investimentos. Agora, esse “bom momento” será herdado pelo grupo de Cida Borghetti e de seu marido, o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Leia mais: Alvaro arma ratoeira para Osmar, que pode ser forçado a disputar o Senado
Porém, o que mais pesava na decisão era sair do governo e deixar o comando do estado justamente num momento crítico. O grupo de Beto está rachado, e deve ter no mínimo dois candidatos ao governo. Além de Cida, Ratinho Jr. também é pré-candidato.
Richa, ao sair, terá de optar por fazer chapa com um dos dois, rachando de vez a base. Porém, por outro lado, ao sair do governo, permite que o filho, Marcello, seja candidato a deputado estadual; e que o irmão, Pepe, saia para deputado federal.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS