Com colaboração de Euclides Lucas Garcia:
O governador Beto Richa (PSDB) vai a Brasília na terça-feira para conversar com o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), sobre a crise que a reforma do ensino médio está causando no Paraná. Atualmente, são 340 escolas ocupadas por estudantes rebelados contra a reforma.
Segundo a assessoria do Palácio Iguaçu, ainda não é possível dizer exatamente o que Richa dirá ao ministro, já que ele prefere esperar para ver se consegue algum diálogo com os estudantes daqui até a data da viagem.
A conversa será na terça-feira à tarde, em Brasília. Dela, também participará o deputado Hussein Bakri (PSC), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná. Bakri adianta que vai pedir a retirada da Medida Provisória da reforma.
Uma das grandes críticas dos estudantes à reforma proposta pelo governo Michel Temer (PMDB) é o fato de ela ter sido enviada ao Congresso em formato de Medida Provisória, o que torna a tramitação rápida e sem discussão aprofundada do conteúdo.
Richa tem se pronunciado pelas m[ídias sociais tentando convencer os estudantes de que, independente da tramitação da reforma em Brasília, no Paraná não haverá qualquer mudança antes que haja uma discussão com a comunidade escolar.
Isso, no entanto, não foi suficiente para demover os estudantes, até porque o governador enfrenta uma crise de credibilidade na área da educação. O governo tenta fazer aprovar neste momento um adiamento no reajuste do funcionalismo – o reajuste foi posto em lei pelo próprio Richa em 2015 para acabar com uma greve de professores.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.