Um projeto de lei criado pelo deputado federal Jair Bolsonaro e seu filho, O também deputado Eduardo Bolsonaro, quer colocar o nome de Enéas Ferreira Carneiro no livro dos Heróis da Pátria. , Aquele mesmo, do bordão “Meu nome é Enéas”. Segundo o texto do projeto, o médico e político deveria receber a honraria. “Seu valoroso nacionalismo e sua oposição ao comunismo o qualificam como herói da pátria”.
Mais de uma vez o deputado federal se declarou um admirador de Enéas. Em uma postagem de 2014 no Facebook ele elogia a inteligência e diz que o político foi “propositalmente desvalorizado”. Em entrevistas cita o quanto Enéas era “visionário” ao falar das reservas brasileiras de nióbio (um metal raro, resistente à corrosão e a altas temperaturas).
Candidato a presidente por três vezes e deputado federal por um mandato, Enéas morreu em 2007, em decorrência de uma leucemia. Ele foi lembrado por Bolsonaro na época por ter sido sargento do exército. No “Livro de Aço”, como é conhecido o livro dos heróis, estão nomes como Zumbi dos Palmares, Chico Mendes e Anita Garibaldi, entre outros.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS