A arrecadação de cobertores para doação pelo Provopar caiu a menos de 1% do que já foi em anos anteriores. Em 2012, por exemplo, foram arrecadados 131 mil cobertores na campanha Espalhe Calor. Neste ano, até aqui, segundo informações do Provopar, foram arrecadados 702 cobertores (cerca de 0,5%).
O novo número foi anunciado nesta semana pelo Provopar em função de uma cerimônia de entrega que contou com a presença da primeira-dama, Fernanda Richa (PSDB), convidada a participar por ser secretária da Família e Desenvolvimento Social. As doações foram entregues na Vila Estrela, na Vila Nossa Senhora da Luz e na Vila Leão.
Além de cobertores, a campanha entrega roupas e sapatos. Nesses itens, a arrecadação continua alta. Segundo o Provopar, foram doadas mais de 74 mil peças de roupa e 4,7 mil pares de sapatos. Quanto aos cobertores, o Provopar disse que ainda pretende aumentar a arrecadação, mas que a crise econômica tem prejudicado as doações.
Os cobertores eram doados principalmente pelo sindicato dos auditores da Receita Estadual. Em 2012, por exemplo, os auditores doaram 130 mil dos 131 mil cobertores entregues pela campanha. No ano seguinte, o sindicato arrecadou, por meio de doações dos auditores, R$ 715 mil que serviram para a compra de 71,5 mil cobertores.
No ano passado, reportagem da Gazeta do Povo revelou uma gravação que mostrava um acordo entre Fernanda Richa e o sindicato da categoria. Na reunião gravada, fica claro que os auditores percorriam empresas para pedir doações e que tinham inclusive metas a cumprir – o acordo incluía a aprovação de benefícios à categoria.
O sindicato, o governo e o Provopar negaram irregularidades. O caso foi levado ao Ministério Público. Fernanda Richa já foi condenada pela Justiça Eleitoral em 2010 por usar uma entrega de cobertores no Parolin para pedir votos para o marido, o atual governador Beto Richa (PSDB).
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Quem é Richard Grenell, o aliado de Trump designado para lidar com Venezuela e Coreia do Norte
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS