O correspondente André Gonçalves fez entrevista com Cassio Taniguchi. O ex-prefeito afirmou que, apesar de não concorrer à reeleição para deputado federal, participará das eleições. Será conselheiro político de Beto Richa.
Só para lembrar: em tese, Cassio e Beto romperam politicamente há seis anos. Taniguchi estava em seu último ano de mandato. Beto era seu vice. Cassio foi viajar e Beto anulou, enquanto estava de interino na prefeitura, um decreto que aumentava o preço da passagem de ônibus.
Desde então, supostamente os dois estão em grupos diferentes. Neste ano, porém, além de Jaime Lerner, que sempre deu apoio discreto a Beto, Cassio Taniguchi está de volta ao grupo.
Curioso é pensar que boa parte do sucesso eleitoral de Richa se deve ao preço da passagem de ônibus. E, por consequência, se deve a seu rompimento com Cassio.
Foi o preço da passagem seu principal argumento eleitoral na primeira campanha para a prefeitura. E também na segunda.
Também curiosamente, a estratégia de Richa custou a criação de uma dívida de milhões com as empresas de ônibus, que agora está sendo cobrada durante a licitação dos ônibus da cidade. As empresas que perderam dinheiro pela passagem mais baixa puderam usar a dívida para pagar a outorga da licitação, ganhando assim vantagem sobre qualquer possível concorrente.
Siga o blog no Twitter.