A Anvisa ainda não terminou de votar nesta terça-feira a resolução que deve proibir os aditivos dos cigarros vendidos no Brasil. Deve proibir todos eles, inclusive o açúcar, que numa redação inicial da proposta estava escapando.
A votação final acabou ficando para março. Depois, haverá um tempo para que as empresas se adaptem à nova regra. E, assim, chegam ao fim os cigarros “com gosto”, ainda mais perigosos do que os demais.
Outro ponto da resolução que a Anvisa deve publicar nos próximos dias diz respeito aos eufemismos que as empresas do tabaco usam para tentar vender seus produtos.
A partir de agora, eles não poderão pôr em seus cigarros nomes que deem a entender que ele é de “baixos teores”, “light”, “soft” ou qualquer coisa do gênero.
Faz sentido: não existem níveis seguros de exposição aos produtos tóxicos de cigarro. Mesmo com teores mais baixos, eles são altamente perigosos.
Portanto, retirar essas expressões evita que algum desavisado fume cigarros “light” achando que está a salvo de doenças.
Siga o blog no Twitter.