Assim que Marina Silva anunciou sua filiação ao PSB, o ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci comemorou e mandou nota à imprensa. Diz que com isso seu partido fica mais forte para as eleições de 2014. Cometnou ainda outras filiações, inclusive a de Hermas Brandão.
Ducci nunca escondeu que pretende voltar a disputar cargos políticos. Não para prefeito: seu terceiro lugar em 2012, mesmo com o apoio da prefeitura e do governo mostra que não é o caso. Quer ser deputado federal. E imagina que com Marina suas chances aumentam.
O anúncio de que um terço da bancada não tentará a reeleição também parece contar pontos a seu favor. Mas será que ele tem chance? Ducci nunca teve votos dele, sempre foram de Richa, captados por meio de transferência. Precisaria de no mínimo 80 mil para ser deputado. Como candidato a prefeito, teve 261 mil votos. Faria um terço disso numa disputa proporcional?
A resposta parece depende de quanto Beto Richa esteja disposto a apoiá-lo novamente, depois de perderem juntos a capital. Até onde vai a solidariedade entre os dois? Só o tempo dirá.