Uma colunista do New York Times, Tina Rosenberg, publicou na semana passada um texto muito interessante defendendo que programas de transferência de renda são uma ideia genial. E diz que o Bolsa Família, brasileiro, é um exemplo para o mundo.
Avisou no texto que na próxima coluna responderia a questionamentos dos leitores sobre o tema. No segundo texto, a surpresa. Adivinhe qual foi a dúvida dos leitores que ela teve de responder?
“Como é que programas de transferência de renda podem funcionar em países corruptos e mal governados?” Lembrando: o primeiro texto era basicamente sobre México e Brasil.
Mais curioso: Tina escreve uma segunda coluna elogiando os programas, sua ideia e seus resultados. E diz que eles, os programas, funcionam, sim, mesmo em países bagunçados. E em nenhum momento questiona o fato de que aqui haveria corrupção ou desgoverno.
Ou seja: nosso programa de transferência de renda é exemplo para o mundo. Já a imagem do resto do governo entre os norte-americanos… Digamos que precisa melhorar muito.
Siga o blog no Twitter.