Curitiba é a oitava cidade mais populosa do país, segundo o IBGE. Mas no abaixo-assinado que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a cidade aparece em quarto lugar. A revelação é de um blog do jornal O Globo, o “Na base de dados”.
O texto de Fábio Vasconcellos mostra uma análise dos dados do pedido de impeachment que a oposição a Dilma colocou no ar no último dia 10. A parte geográfica é só uma das informações disponíveis.
De acordo com o blog. o maior número de adesões (como era de se esperar) vem de São Paulo. Eram 55% do 1 milhão de assinaturas analisadas. Além de ser a maior metrópole do país, São Paulo votou em peso no PSDB em 2014. O Rio de Janeiro vem em segundo (é realmente a segunda maior cidade) e Belo Horizonte em terceiro.
Curitiba ocupa o quarto lugar com 6,1% das assinaturas: em torno de 61 mil, portanto. A população de Curitiba equivale a menos de 1% da população brasileira total.
Entre os outros dados, há informações sobre gênero (mais homens), o modo como as pessoas assinaram (celular e tablet) e sobre a redução no número de adesões depois do primeiro momento. Vale entrar e ler.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS