Está sentindo que aumentaram os congestionamentos em Curitiba? Não é impressão. Em cinco anos, de acordo com levantamento publicado nesta quinta-feira pelo Detran, o número de veículos circulando pela cidade cresceu 22%. Hoje, há 1,3 milhão de carros, motos, ônibus, caminhões e outros circulando por aí.
Em parte, isso é resultado da melhoria econômica de parte expressiva da população nos últimos anos. Em parte, tem a ver com o incentivo do governo federal (e dos governos estaduais) às montadoras, por meio da redução de impostos. E, em parte, tem relação com a qualidade dos serviços de transporte público nas grandes cidades.
No interior, a aceleração do congestionamento é ainda maior. Nos últimos cinco anos, a frota cresceu 44%, segundo o Detran. Hoje, há 5 milhões de veículos no interior do Paraná. A maioria em cidades médias e grandes, como Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
Um dos resultados do aumento da frota é o aumento do congestionamento. Outro, a poluição. Um terceiro, igualmente importante, é a perda de passageiros do sistema de transporte coletivo, que vai ficando cada vez mais caro de se sustentar.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS