O debate desta sexta na RIC e o da próxima terça na RPC devem ser decisivos para saber se a eleição no Paraná tem segundo turno – e para saber quem iria para a disputa contra Ratinho Jr. (PSD). O molho será dado por dois nanicos: Ogier Buchi (PSL), pela ausência, e Professor Piva (PSol), pela presença.
Os dois candidatos que são os grandes favoritos para a eleição – Ratinho e Cida Borghetti (PP) – não puderam contar com sua “válvula de escape” para esfriar o programa. Ogier Buchi teve sua candidatura barrada e não pode mais fazer o papel de candidatura laranja que lhe foi designado.
Com isso, depois de apanhar dos oponentes, os dois precisavam fazer perguntas a seus próprios algozes, aumentando seu sofrimento. E como apanharam nesta sexta – João Arruda (MDB), Dr. Rosinha (PT) bateram. Mas quem bateu mais foi Piva.
O candidato do PSol tem a mesma verve de outros da legenda. Iconoclasta, irônico, brincou com os líderes como pôde. Em alguns momentos, chegou até a ser deselegante. Mas colocou Ratinho contra a parede em alguns pontos fundamentais, como sua relação com Beto Richa (PSDB).
Para desespero de Ratinho e Cida, a configuração do debate será a mesma na RPC. Faltando cinco dias para a eleição, os líderes serão confrontados de maneira forte diante de uma fatia imensa do eleitorado. Uma aposta? O segundo turno está mais perto do que parece.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS