A Operação Quadro Negro pode ser bem mais do que uma investigação criminal: ao ouvir secretários de estado e assessores do governador às vésperas da eleição, a operação da Polícia Federal tem potencial para mudar profundamente o quadro eleitoral no Paraná.
Nesta quinta-feira, foram ouvidos três dos assessores mais próximos de Beto Richa, entre eles os homens que são considerados seus dois principais articuladores políticos. Nesta sexta, há mais depoimentos.
A Quadro Negro, para quem não acompanhou, investiga um fato concreto e gravíssimo: o governo do Paraná estava pagando empreiteiras por escolas nunca construídas. O dono da empreiteira, pego com a boca na botija, disse que fazia isso, em parte, para desviar o dinheiro das escolas para campanhas políticas. Entre elas, a do governador.
Renúncia
Beto Richa, claro, nega qualquer irregularidade. Mas desde o começo da operação, as pistas foram levando o caso cada vez para um círculo mais próximo ao governador. E é difícil saber aonde tudo isso pode chegar.
LEIA MAIS: Secretário diz que citações ao núcleo de Richa são vingança
Fato é que Beto tem uma decisão importante para tomar nos próximos dois meses: se sai ou não do governo para disputar o Senado. E, se for eleito senador, qualquer investigação contra ele segue para o Supremo Tribunal Federal, onde sabe-se que tudo anda mais lentamente. E ele mantém força política para se defender.
O fator Cida
A decisão da renúncia de Beto tem sido vista como o ponto fulcral para que se saiba como vai ser a eleição paranaense. Se ele renunciar, Cida Borghetti assume e vira candidata para valer. Seu marido, Ricardo Barros, anda pondo partidos no bolso com uma rapidez impressionante.
Cida pode ser candidata à reeleição tendo a estrutura do governo e o fundo partidário do PP na mão. Pode até mesmo inviabilizar outras candidaturas dentro do campo aliado de Beto, como a de Ratinho Jr., que torce para Beto ficar na cadeira até dezembro.
LEIA TAMBÉM: Assessores de Beto Richa prestam depoimento na PF
Ao se conhecer o teor dos depoimentos, vai ficar um pouco mais fácil entender para onde as coisas estão rumando. E isso pode clarear até mesmo o destino da eleição de outubro.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS