O único deputado paranaense a votar na Comissão de Exploração do Pré-Sal foi favorável a acabar com o monopólio da Petrobras. Alfredo Kaefer, do PSL, é suplente da comissão especial, mas ganhou vaga com a ausência de alguns titulares.
Kaefer disse que votaria contra o monopólio por ser um “liberal convicto” e em função da má gestão da Petrobras. “Todo mundo sabe que a Petrobras só não quebrou porque ela tem uma estrutura de governo muito grande para poder quebrar”, disse.
O paranaense defendeu ainda a privatização de estatais. “Sou liberal convicto e acredito que o Estado tem de se reservar às questões básicas. Se dependesse de mim me livraria de tudo que é estatal, seja grande, média ou pequena. Quanto menos estatais, menor corrupção nós teremos, afirmou”.
A comissão aprovou o relatório de José Carlos Aleluia, que segue seu trâmite até o plenário. O projeto partiu do senador José Serra (PSDB-SP) e prevê o fim da exigência da participação da Petrobras em todos os consórcios de exploração do pré-sal.
Caso seja aprovada a ideia, empresas estrangeiras, como as grandes petrolíferas internacionais, poderão participar com 100% do capital nos consórcios, o que hoje é vedado por lei. No Senado, a proposta já foi aprovada.
Veja a lista de quem votou a favor e contra o fim do monopólio.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS