A Assembleia Legislativa do Paraná deve votar uma Proposta de Emenda á Constituição que proíbe que se fume em locais públicos, mesmo se forem abertos. É o caso de parques e praças, por exemplo.
O mprojeto foi aprovado pelo deputado Leonaldo Paranhos em 15 de maio. Até agora, ainda não entrou em pauta. Significa a radicalização das leis antifumo já aprovadas no estado.
Hoje, há proibição de fumo em locais fechados. Mas não há qualquer restrição quanto a locais abertos, sejam eles públicos ou mão.
O deputado afirma que o motivo de seu projeto é de saúde pública, citando danos que os fumantes passivos sofrem com o uso do tabaco por terceiros.
No entanto, é claro que é possível ver no projeto um radicalismo. Afinal, se você está no parque Barigui e alguém começa a fumar, basta se afastar. Não é preciso ter uma lei proibindo isso.
Paranhos defende sua proposta com palavras fortes:
“Declaremos guerra ao fumo no Paraná, mesmo que se contrariem interesses de empresas produtoras e distribuidoras de cigarro e, também, da pequena parcela de paranaenses que produzem fumo obtendo lucro através da desgraça de muitas famílias.”
E, depois:
“Chegou a hora do ponto final do fumo no Paraná.”
Em Nova York, foi aprovada uma lei proibindo o fumo em parques e praias no ano passado. Mas, afinal, será que o Estado deve ir tão longe? O que você acha?
Siga o blog no Twitter.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS