Tem muita gente de férias. Mas tem muita gente que, mesmo nas férias, gosta de política (o que pra outros pode parecer maluquice, mas é verdade). E nessas horas sempre é bom ter à mão aquela lista de filmes que você pode ver para saber sobre assuntos relevantes.
O blog separou dez documentários bacanas que estão disponíveis no Netflix sobre política. Tem de tudo: desde política partidária até discussões sobre feminismo e raça; desde temas históricos até questões bem contemporâneas. E todos valem a pena uma olhadela.
Best of Enemies
Na eleição americana de 1968, que acabou elegendo Richard Nixon para a presidência, uma rede de televisão decidiu fazer um modelo diferente de cobertura. Chamou dois intelectuais de renome para comentar as questões nacionais e as candidaturas. Gore Vidal representava a esquerda mais progressistas e William F. Buckley Jr. a direita mais conservadora. Os debates são um clássico e chegam a um momento crucial quando Vidal acusa Buckley de “criptonazista” e recebe uma resposta violenta.
Get me Roger Stone
É provável que você já tenha ouvido falar desse filme. Roger Stone é um daqueles sujeitos que atuam nos bastidores. Daqueles que, embora os eleitores não conheçam, podem decidir o resultado de uma disputa presidencial. O documentário mostra o quanto ele se esforçou, inclusive com jogo sujo, para eleger Donald Trump – mesmo depois de ter sido oficialmente demitido da campanha. Um filme assustador sobre a política atual – e que, claro, foi acusado pelos republicanos de mentiroso.
Prohibition
Ken Russell é um dos grandes mestres do documentário. E nessa série de três pequenos filmes conta tudo sobre uma das maiores experiências sociais nos Estados Unidos do século 20: a Lei Seca. O documentário recua mais de um século antes da proibição do álcool para contar por que aquilo aconteceu. E depois mostra o desastre que a lei causou. Vale para refletir sobre interferência do Estado, sobre moralismo e sobre descriminalização das drogas, entre outras coisas.
The Black Panthers
Os Panteras Negras são um movimento simbólico da luta por direitos raciais no século 20. E embora todo mundo conheça algo sobre o grupo, é raro quem saiba da história a fundo. Como por exemplo o momento em que a polícia americana decidiu simplesmente executar um dos líderes dos Panteras por medo de que ele virasse um “messias negro”.
She’s Beautiful When She Is Angry
O feminismo é uma das questões mais importantes do nosso tempo. Esse documentário mostra o momento em que surgiu a “segunda onda” da luta pelos direitos das mulheres – quando o direito à cidadania já estava assegurado, mas passaram a surgir outras demandas, como o direito a decidir o próprio destino. Bom, para quem quer entender do que se trata, de fato, a luta das feministas.
Weiner
A história de Anthony Wiener, o deputado Democrata que era uma das estrelas nacionais do partido até ser pego em um dos mais bizarros escândalos sexuais da política americana.
India’s Daughter
O filme retrata a história de um estupro que causou uma rebelião na Índia, ajudando a revelar o problema crônico do abuso contra mulheres no país. A vítima chegou a ter os intestinos puxados para fora do corpo durante o estupro coletivo.
The Square
Indicado para o Oscar de melhor documentário, o filme mostra a história do levante popular contra o governo egípcio que começou em 2011, no início da chamada “Primavera Árabe”.
What Happened, Miss Simone
Nina Simone era cantora e pianista. Por que estaria numa lista de filmes sobre política? Porque ela teve uma carreira importante de ativista dos direitos dos negros e das mulheres. Chegou a simplesmente se afastar do mundo artístico por anos para ir morar na África e encontrar suas raízes.
Uma Verdade Inconveniente
Esse é mais antigo, mas ainda vale. Num mundo cada vez mais pressionado pela escassez crescente de recursos ambientais, a palestra de Al Gore é um alerta importante.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS