Em política é sempre assim: uns sobem, outros descem. No Paraná, no ano passado, o grupo político de Beto Richa ganhou muito e quem mais acumulou poder foram as pessoas que apostaram no projeto político do governador. Veja a lista:
Beto Richa
O governador levou fácil a reeleição, manteve 17 partidos a seu lado e garantiu maioria na Assembleia. só não fez tudo o que queria porque seu candidato à Presidência naufragou.
Cida Borghetti
Deputada estadual até 2010, já tinha passado para federal em 2011 e, agora, numa jogada certeira dela e do marido, assume como vice-governadora. Provavelmente será governadora por nove meses no fim do mandato, se Beto Richa sair para o Senado.
Ricardo Barros
Como estrategista, se mostrou imbatível. Ficou em um partido, a mulher em outro e o irmão em um terceiro. Juntos, conseguiram ter peso para negociar a vice de Richa. Ele voltou à Câmara. O irmão virou secretário. E a filha é deputada estadual.
Eduardo Sciarra
O ex-deputado federal apostou pesado e ganhou. Desistiu de ser candidato à reeleição para coordenar a campanha de Beto Richa. Acabou levando a Casa Civil de presente.
Ademar Traiano
Deputado experiente, Traiano amargou a oposição durante os oito anos de Requião. Agora, vem se vingando. Virou líder no governo Richa e, a partir de fevereiro, será presidente da Assembleia.
Fernando Francischini
Reeleito deputado federal, emplacou o filho na Assembleia Legislativa e, depois, garantiu o cargo de secretário de Segurança, que desejava havia muito tempo. Se cacifou para disputar a prefeitura de Curitiba.
Christiane Yared
Sem experiência na política, virou logo de cara a deputada federal mais votada do estado.
Ratinho Jr.
Foi novamente o deputado estadual mais votado do estado. Perdeu a disputa pela presidência da Assembleia, mas elegeu uma bancada gigante. Ainda pôs um nome de seu partido para comandar a Câmara de Curitiba.
Mauro Ricardo Costa
O até então desconhecido técnico veio para o Paraná com megapoderes para mexer nas contas públicas.