Não compre nada hoje! Tem um monte de loja que anuncia assim: deixe para comprar amanhã, quando vamos baixar o preço. Mas hoje, o motivo para não comprar é outro. Hoje se comemora o Dia Sem Compras.
O Buy Nothing Day foi inventado nos Estados Unidos em 1989. É um protesto contra o consumismo desenfreado. Lá nos EUA, a data é celebrada um dia antes. E tem uma explicação.
Quinta-feira foi o Dia de Ação de Graças por lá. E a sexta seguinte é conhecida como o dia em que as lojas detonam os seus estoques, fazendo mil promoções. É o consumismo mais desenfreado do ano. Daí inventaram a data.
No resto do mundo, o dia é comemorado hoje. Há várias formas de participar, além de se recusando a comprar, óbvio. Uma delas é entrar no site oficial do dia e imprimir os adesivos e pôsteres de divulgação. Alguns deles são simplesmente geniais.
Outras formas de protesto são recomendadas. Uma delas é ir ao supermercado e andar pelos corredores com o carrinho vazio, de preferência em grupos. Outra é andar por aí vestido de zumbi, como se você tivesse morrido para essa vida de compras.
Mas a mais legal é oferecer amostras grátis de nada para as pessoas. Se é “dia de comprar nada”, ofereça amostras de “nada”.
Quem quiser, pode ver mais no site da Superinteressante e no site oficial do protesto.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS