O ministro Luiz Sérgio, responsável pelas Relações Institucionais, deixará mesmo a função. Segundo um petista próximo ao governo federal, seu destino já está traçado: irá para a Secretaria Especial da Pesca.
Será uma via de mão dupla, de acordo com o deputado: a titular da Pesca, ex-senadora Ideli Salvati, será a substituta de Luiz Sérgio.
Nos últimos dias, os parlamentares da base de Dilma aproveitaram a lenta queda de Antônio Palocci para deixar clara o seu desagrado com Luiz Sérgio, que não estaria sendo uma boa ponte entre o Congresso e a presidente Dilma Rousseff.
O jornal Folha de S. Paulo chegou a divulgar um apelido maldoso do ministro. “Garçom de bandeja vazia”. Ou seja, só anotava os pedidos dos deputados, mas não entregava nada.
Ideli é uma petista dos quatro costados. No Senado, defendia o então presidente Lula com unhas e dentes, mais ou menos como Gleisi Hoffmann fez em sua passagem pelo Congresso.
Ao fazer a segunda troca de ministros na área política em uma semana, Dilma parece estar tentando debelar de vez a crise política criada pelo caso Palocci.
A dúvida, porém, é se as duas novas ocupantes dos cargos conseguirão resolver os problemas de articulação com o Congresso.
Siga o blog no Twitter.