O diretor José Padilha disse ao americano Wall Street Journal que está preparando uma série televisiva sobre a Lava Jato. O título seria o nome da operação, só que em inglês: Jet Wash. Padilha é o responsável pelos dois filmes da série Tropa de Elite e pela série Narcos, do Netflix.
No ano passado, Wagner Moura, ator dos dois filmes e da série, deu entrevista falando da possibilidade da realização da nova série. Agora, ao Wall Street Journal, Padilha foi bem mais incisivo. Disse que se ninguém quiser bancar o projeto, fará por crowdfunding (financiamento coletivo).
“Vamos fazer a série. Ponto final”, disse o diretor.
Ainda não se sabe qual canal ou empresa poderia estar por trás do projeto. A revista Veja arriscou que seria o Netflix, mas a empresa, que tem um serviço de streaming em vários países, inclusive no Brasil, se recusou a comentar.
Curiosamente, é do Netflix a série House of Cards, muitas vezes citada quando se quer explicar a crise política brasileira. Segundo Padilha, a série Lava Jato seria muito melhor. “É a melhor série do mundo. Faz House of Cards parecer realista”, diz. House of Cards conta a história de um político corrupto que derruba o presidente e assume seu lugar.
Para explicar o que está ocorrendo no Brasil a produtores interessados no projeto, Padilha diz que é preciso algum exercício. O diretor diz que o caso lembra um pouco Watergate. Mas por dizer que pela primeira vez está se chegando a descobrir como funciona a política no Brasil, numa espécie de transparência inédita, ele diz que afirma aos americanos que se trata de uma “perestroika tropical”.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS