A Constituição exige que os governantes cumpram com alguns princípios básicos, como moralidade, legalidade e impessoalidade. Mas quem acaba de chegar ao governo normalmente quer usar os meios de comunicação oficiais para dar aquela impulsionada na carreira. Principalmente às vésperas de eleição.
No caso de Cida Borghetti, o uso do site oficial do governo do Paraná é visível. Quem abria a página da Agência de Notícias do governo no início desta terça-feira encontrava nada menos que sete fotos da governadora já na capa: isso só contando as que ela aparece em destaque, no primeiro plano.
Leia mais: Ibope mostra Cida só com 400 mil votos
As manchetes também colocam o nome da governadora – que admite que precisa se tornar mais conhecida dos eleitores – em evidência. O principal texto na tarde de terça tinha como título “Cida defende uma política desenvolvimentista para o Paraná”. Mais abaixo, lia-se “Cida pauta gestão pelo rigor técnico, disciplina e responsabilidade”.
A página de notícias do governo é usada por muitos jornais, principalmente do interior, como fonte de informações. Há veículos que reproduzem na íntegra o material divulgado pelo governo: texto, foto e até vídeos. Aliás, já na capa há um vídeo com os melhores momentos da posse de Cida também.
Já houve gente levando multa judicial por menos do que isso.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS