Embora tenha como objetivo ajudar a resolver o problema do trânsito e facilitar a vida do cidadão, o projeto que só permite a cobrança de estacionamento após 90 minutos em shoppings de Curitiba é visto como um possível retrocesso pelo arquiteto e urbanista Fábio Duarte.
Segundo ele, o ideal seria fazer com que as pessoas fossem ao shopping usando o transporte público. Tendo estacionamento gratuito (pelo menos durante parte do tempo), isso irá incentivá-las a fazer mais uso do automóvel, o que é ruim para a cidade.
O caminho, segundo Duarte, que coordenou o mestrado de Gestão Urbana da PUC e hoje mor anos Estados Unidos, o caminho seria incentivar o uso de transporte público e de outros modais.
“Tanto na Europa como, principalmente, nos EUA, há uma tendência nas cidades que priorizam o transporte público (pouquíssimas nos EUA, verdade) de fazerem exatamente o contrário. Ao invés de um mínimo de vagas para empreendimentos comerciais, exige-se um máximo – e esse máximo é bem pouco quando dentro da cidade”, diz o professor.
Segundo Duarte, em países desenvolvidos, os estacionamentos em áreas comerciais nos centros urbanos são caros, muito caros, pela mesma razão: estimular o uso de transporte público.
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