Segundo ele, o ideal seria fazer com que as pessoas fossem ao shopping usando o transporte público. Tendo estacionamento gratuito (pelo menos durante parte do tempo), isso irá incentivá-las a fazer mais uso do automóvel, o que é ruim para a cidade.
O caminho, segundo Duarte, que coordenou o mestrado de Gestão Urbana da PUC e hoje mor anos Estados Unidos, o caminho seria incentivar o uso de transporte público e de outros modais.
“Tanto na Europa como, principalmente, nos EUA, há uma tendência nas cidades que priorizam o transporte público (pouquíssimas nos EUA, verdade) de fazerem exatamente o contrário. Ao invés de um mínimo de vagas para empreendimentos comerciais, exige-se um máximo – e esse máximo é bem pouco quando dentro da cidade”, diz o professor.
Segundo Duarte, em países desenvolvidos, os estacionamentos em áreas comerciais nos centros urbanos são caros, muito caros, pela mesma razão: estimular o uso de transporte público.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS