Normalmente quando se diz que algo conquistou “meia cidade” é só uma metáfora. O caso do Facebook da prefeitura de Curitiba fez isso de maneira literal. A cidade tem cerca de 1,7 milhão de habitantes e a página foi curtida por 847 mil pessoas antes de sair do ar em função da lei eleitoral, nesta quinta.
Claro que muita gente que “assinou” a página para ver as brincadeiras e informações da página é de fora: da região metropolitana ou de bem mais longe. Porque a página, há que se admitir, virou algo bem maior do que um simples instrumento de comunicação de ações da prefeitura. Criou um estilo e cativou muita gente.
Só para se ter uma ideia. São Paulo tem mais de 11 milhões de habitantes. A “prefs” de Sampa bateu de frente com o estilo do Facebook curitibano. Disse que não usaria gracinhas e fez tudo em um estilo mais sóbrio – estratégia defensável, claro, mas que conquistou pouco mais de 240 mil pessoas. Ou seja: um em cada 45 paulistanos.
O Facebook da prefeitura criou polêmica, com muita gente criticando um possível excesso de brincadeiras. Jiraya, capivaras adivinhando resultado de jogos da Copa e piadinhas com Game of Thrones são comunicação pública? Pode ser que tenha havido exageros (é de se duvidar que o próprio Fruet tivesse todas as referências de mangá e nerdismos para entender as piadas).
Mas um fato: muita gente gostou. E isso mostrou que a comunicação das cidades pode ser mais afetiva, mais bem humorada. E que é possível chegar a muito mais gente gastando pouco. Se as mensagens foram as certas? Cada um que julgue. Mas qual outra página de um órgão público você imagina que causaria comoção por sair do ar por causa do período eleitoral?
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