Colaborou Euclides Lucas Garcia:
O deputado federal Fernando Francischini (PSL) desistiu de concorrer ao Senado. Optou por uma eleição mais garantida: será candidato a deputado estadual, na esperança de eleger uma bancada grande de bolsonaristas.
Francischini vinha dizendo sempre que sairia ao Senado para garantir palanque para o presidenciável de seu partido, Jair Bolsonaro (PSL). Agora esse papel caberá ao candidato ao governo da sigla, Ogier Buchi (PSL).
Segundo Francischini, a desistência também, tem a ver com a candidatura de Bolsonaro. Sem se ocupar de uma eleição mais difícil, ele teria mais tempo para coordenar a campanha pela Presidência.
O deputado vinha se mostrando competitivo. No entanto, nesta segunda à noite, enviou nota à imprensa informando a súbita desistência.
“É hora de abrir mão de um desejo pessoal, de me tornar Senador da República, para me focar na missão maior: ajudar Bolsonaro a chegar ao Palácio do Planalto e mudar a realidade do país e do Paraná”, diz a nota.
DESEJOS PARA O PARANÁ: Critérios técnicos na formação da equipe
A saída dele da corrida abre caminho para a eleição de Beto Richa (PSDB), de quem Francischini foi secretário. O ex-governador fica sendo o único candidato mais viável à direita.
Francischini, delegado da Polícia Federal, vem adotando um discurso radical, à moda de Bolsonaro, principalmente na área de segurança. Sua esperança agora é se eleger estadual e fazer do filho, Felipe (PSL), seu sucessor na Câmara.
A permanência em Curitiba tem duas outras vantagens para o parlamentar. Ficar mais próximo da família (ele vem dizendo que pretende ter mais tempo principalmente com um filho autista, ainda pequeno); e ficar perto do eleitorado da capital, se preparando para uma possível candidatura a prefeito de Curitiba daqui a dois anos.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS