O governo Cida Borghetti diz que não desistiu da ideia de incluir um reajuste nos salários do funcionalismo em 2019. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano que vem, enviada à Assembleia, prevê reajuste zero, conforme antecipou o repórter Euclides Lucas Garcia.
“Estamos recalculando, fazendo um esforço. A LDO não define isso e nem precisa ser votada já. O que vai definir essa questão é a lei orçamentária, lá em setembro”, afirma Pedro Lupion, líder do governo Cida na Assembleia.
Segundo Lupion, o que aconteceu foi que a governadora não teve tempo de modificar a LDO, que estava sendo preparada havia meses pela gestão Beto Richa, em apenas uma semana de governo.
O reajuste de 2019 tem uma complicação. Beto Richa, em troca de uma redução da dívida com a União, pediu aos deputados que aceitassem a imposição de Michel Temer: dois anos sem aumentar gastos. Isso dificulta repor até mesmo a inflação.
No entanto, Cida é candidata. E sem um bom pacote de bondades dificilmente tem como se cacifar para ir ao segundo turno em outubro.