A ONG Greenpeace entregou à senadora Kátia Abreu (DEM-TO) o troféu Motosserra de Ouro por sua atuação à frente da bancada ruralista no Congresso Nacional. Ou melhor, tentou entregar. A senadora não aceitou a brincadeira.
A motosserra foi levada à senadora por uma líder indígena. Na descrição do Greenpeace, “a senadora desprezou o agrado, visivelmente irritada, e deixou para a ativista apenas os comentários irônicos de seus assessores”.
A irritação dos ambientalistas com os ruralistas tem origem no processo de mudança do Código Florestal, que está em discussão no Congresso.
“O projeto ruralista anistia desmatadores e reduz o tamanho da área que o proprietário de terra e o Estado estão obrigados a conservar para o bem público. Fazendas, dependendo do tamanho, ou serão dispensadas de ter árvores ou poderão ter menos do que devem atualmente. O projeto também diminui as faixas de floresta em beiras de lagos e rios e em encostas, que além de servir como corredores de biodiversidade evitam enchentes, deslizamentos e protegem a qualidade da água”, resume o texto no site da ONG.
Siga o blog no Twitter.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS