O grupo de Beto Richa só perde a eleição para o governo do Paraná se for muito burro. A declaração é do deputado estadual Pedro Lupion, presidente do DEM no Paraná e um dos responsáveis pela articulação das chapas que vão disputar o governo no ano que vem.
Lupion diz que os três candidatos viáveis hoje são parte de um mesmo grupo político: Ratinho Jr., Cida Borghetti e Osmar Dias. E que a possibilidade de um dos três não vir a ser governador é remota. “Temos tudo na mão para manter nosso grupo político governando. Só perdemos se formos muito burros”, disse ele em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, nesta quarta.
Esquerda falida
Para ele, não há nenhum candidato surgindo “do outro lado”. “Do outro lado vejo uma total desarticulação”, disse ele, com a ressalva de que jamais se pode desprezar o potencial eleitoral de Roberto Requião, mesmo aos 77 anos de idade.
Fora Requião, quem pode disputar contra o grupo de Richa, pergunta Lupion? Quem o PT pode lançar? “Eles falam em lançar o Dr. Rosinha? Melhor para nós, mais fácil ganhar a eleição”, disse.
Leia mais: E se Alvaro Dias resolver disputar o governo do Paraná?
Pode causar algum estranhamento Lupion incluir Osmar Dias no mesmo grupo dos outros dois candidatos, mais intimamente ligados a Beto Richa. Mas ele acha natural: o DEM, inclusive, convidou-o a entrar na legenda. “Ele não tem sido crítico com o governo”, disse Lupion.
Teimosia
A “burrice” que pode tirar a eleição do grupo, porém, seria a teimosia excessiva dos candidatos, que pode levar a uma fragmentação de votos e permitir o surgimento de um concorrente externo. Atualmente, nenhum dos três cogita ceder e se candidatar ao Senado, por exemplo, para a formação de uma chapa única. Mas Lupion, assim como outros, trabalha nesse sentido.
“Seria uma chapa dos sonhos, compondo com um desses para o Senado e o Beto na outra vaga”, disse.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS