O Paraná vive a situação curiosa de ter uma eleição “no escuro”, há 10 dias sem divulgação de pesquisas. Isso porque a candidatura de Beto Richa subitamente se lembrou que havia um erro de metodologia no Ibope e no Datafolha e passou a impugnar o trabalho dos dois institutos.
Agora, o argumento ficará mais difícil. Tanto um quanto outro registraram novos levantamentos na Justiça Eleitoral. E puseram uma ponderação bem discriminada, para não dar problema.
O ponto alegado por Richa era esse: com as pesquisas do jeito que estavam, não dava para saber se a população entrevistada representava o número certo de homens e de mulheres; a proporção correta de cada faixa etária, etc.
Agora, os institutos se cuidaram mais. Veja a descrição do Datafolha, por exemplo, que estará em campo amanhã e na quarta-feira:
“Os dados relativos a sexo e faixa etária são: Sexo masculino: 48%, feminino: 52%, 16 a 24 anos 17%, 25 a 34 anos 23%, 35 a 44 anos 20%, 45 a 59 anos 24% e 60 anos ou mais 16%. Ponderação dos resultados: No processamento dos dados é realizada ponderação referente à proporção de cada cidade na amostra para correta representação. Está prevista a eventual ponderação para correção nos tamanhos dos segmentos da tabela acima considerando as variáveis sexo e faixa etária. Para as variáveis grau de instrução e nível econômico do entrevistado (renda familiar mensal), o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo).”
E abaixo a descrição do Ibope, que vai a campo de quarta até sábado:
“Os respondentes foram selecionados através de quotas amostrais, considerando a ponderação proporcional das seguintes variáveis: (i) Sexo – Masculino:48% e Feminino:52%; (ii) Idade – 16 a 24 anos:18%; 25 a 29 anos:12%; 30 a 39 anos:22%, 40 a 49 anos:21%, e 50 anos ou mais: 27%; (iii) Grau de instrução – Até 4ª série do Ens. Fundamental:29%; De 5ª a 8ª série do Ens. Fundamental:20%; Ensino Médio:32%, Ensino Superior:18%; Demais:2%; (iv) Nível econômico do entrevistado (em salários mínimos-SM) – Mais de 5 SM:17%; De 2 a 5 SM:42%; Até 2 SM:37%, Ausência de informação:4%. As proporções das variáveis (i) Sexo, (ii) Idade, (iii) Grau de instrução foram definidas da seguinte forma: eleitores com 18 anos oi mais tiveram como base os dados da PNAD 2008 e os eleitores com 16 e 17 anos tiveram como base os dados do TSE 2010. A proporção da variável (iv) Nível econômico teve como base a média dos índices coletados dos estudos anteriores da contratada no Estado do Paraná, conforme relatórios públicos disponíveis na web site da empresa contratada, tendo em vista que tal variável é decorrente do controle das variáveis descritas acima, bem como o fato de não existir tal tipo de informação no TSE.”
Siga o blog no Twitter.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS