Os números divulgados pelos institutos de pesquisa nas últimas semanas mostram o eleitorado de Curitiba bastante dividido. A cada rodada, alguém comemora que está na frente.
Mas na verdade todas as pesquisas têm mostrado empate técnico. E, outra coisa em comum: em todas elas, os principais candidatos oscilam, mas oscilam acima da faixa dos 20%.
Ou seja: não há como ganhar a parada no primeiro turno, apesar de algumas campanhas dizerem o contrário. O que resta decidir, no momento, é quais dos três candidatos irão para a segunda fase.
E, mesmo no segundo turno, ninguém consegue abrir mais de 5 pontos do outro. Nunca, na história de Curitiba, três candidatos disputaram uma eleição assim. Houve corridas célebres com empate entre dois candidatos. Três, nunca.
Metodologia
A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto. Foram ouvidas 602 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no dia 19 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número 00066/2012.
Siga o blog no Twitter.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião