O Ipea publicou dados sobre o transporte coletivo no Brasil que não surpreendem ninguém. Pelo menos ninguém que dependa de transporte coletivo…
O resumo da ópera é que 39% estão insatisfeitos com o transporte coletivo. E mesmo os outros não esão muito felizes: apenas 2,9% dos entrevistados afirmam que o serviço é realmente muito bom.
O que só deixa claro que existe possibilidade de as prefeituras investirem mais nos ônibus, sem falar em metrôs ou coisas do gênero.
Imagine o seguinte: quanto a prefeitura de Curitiba gastou nas últimas décadas em viadutos, trincheiras, reformas para ampliar pistas de ruas, etc.
E pense por outro lado: quais foram os grandes investimentos em tra nsporte coletivos feitos no mesmo período?
Depois da contrsução das canaletas, o único esforço realmente caro para melhorar o transporte público, salvo engano, foi o aumento das pistas para o Ligeirão fazer ultrapassagem.
Perto do que se gasta em espaço para mais carros passarem é pouco, muito pouco.
Jaime Lerner seguia a lição de que carros são como vizinhos incômodos: você não pode dar espaço demais, senão eles tomam conta.
Onde foi parar essa ideia? Por que investimos tanto em carros e tão pouco em ônibus ou metrô?
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