O senador Alvaro Dias pediu nesta manhã de segunda-feira o afastamento duplo do vereador João Cláudio Derosso. Sugeriu que o colega de PSDB saia temporariamente da presidência da Câmara e, também, do partido. As declarações foram feitas à rádio BandNews.
Segundo Alvaro, isso tem a ver com a coerência de postura que se exigiria dele. Se pede afastamento de ministros em Brasília, não poderia fazer diferente na província.
Sabe-se, porém, que Alvaro não tem influência nenhuma neste momento no PSDB do Paraná, comandado por seu desafeto, o governador Beto Richa. E sabe-se que, se pede o afastamento de Derosso, é até mesmo por o vereador fazer parte do grupo de Richa.
Dentro do partido, a repercussão da declaração de Alvaro é quase nenhuma. Para fora, no entanto, tem peso: afinal, trata-se de um senador do PSDB pedindo o afastamento de alguém do próprio partido.
Enquanto Richa e Alvaro não se acertarem, ou enquanto um dos dois (seria Alvaro, claro) não deixar o partido, esse tipo de constrangimento continuará existindo.
Por enquanto, o PSDB nacional está deixando os dois se provocarem livremente por aqui. Na mesma entrevista, Alvaro ironizou mais de uma vez o estilo do governador. E disse que nem tem como fazer alguma avaliação do governo de Beto, já que não haveria nada para avaliar.
Siga o blog no Twitter.