O ex-presidente Lula fez uma maldade daquelas com Fernando Henrique Cardoso. Pegou o artigo do colega de ex-Presidência, deu uma bela distorcida, e acabou dando um jeito de reforçar a mensagem petista de que o PSDB é avesso ao povo.
O trecho do artigo que Lula pegou para tirar sarro de FHC foi aquele em que o tucano diz que ele defende que o PSDB pare de tentar disputar a atenção do “povão”.
“Eu sinceramente não sei o que ele quis dizer. Nós já tivemos políticos que preferiam cheiro de cavalo que o povo. Agora tem um presidente que diz que precisa não ficar atrás do povão, esquecer o povão. Eu sinceramente não sei como é que alguém estuda tanto e depois quer esquecer do povão”, disse Lula.
Claro que o petista está sendo sacana. Ele sabe que não foi isso que Fernando Henrique falou. O tucano estava falando que o PT domina o pessoal mais pobre e que tentar mudar a opinião dessa classe social é gastar saliva à toa.
Mas Lula, ironicamente, acabou usando algumas das armas que FHC, em seu artigo, recomenda que os tucanos usem para tentar derrotar o petismo.
1-) Repetir a mensagem: Lula está o tempo todo atento aos deslizes do PSDB e não perde a chance de ampliar a fama de demofobia dos adversários;
2-) Teatralizar: Lula sabe como ninguém fazer um discurso comum virar teatro, seja drama ou comédia. Faz as palavras ganharem sentido que o povo entende. Coisa que os adversários nem sempre conseguem;
3-) Definir o público: FHC está certo. Graças a Lula, o PT tem uma empatia com o povão que torna difícil a vida dos adversários;
4-) Definir a mensagem: Lula fala sempre as mesmas poucas coisas. Parece funcionar.
No fundo, Lula deu razão a Fernando Henrique. Deu razão, pelo menos, às estratégias que o tucano recomenda.
Faz parte…
Siga o blog no Twitter.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS