Usar transporte coletivo é mais ecológico do que andar de carro, certo? Todo mundo sabe disso. No entanto, um grupo de ambientalistas nos Estados Unidos está dizendo que os novaiorquinos estão fazendo ecologia com o chapéu alheio.
O grupo Rainforest Relief reclama que o metrô de Nova York, que carrega milhões de pessoas todos os dias, evitando poluição, estaria ajudando a destruir o meio ambiente ao usar madeira tropical em sua construção.
Ou seja: a estrutura do metrô usa árvores da Amazônia, especialmente nos dormentes do trilho. Os ambientalistas forçam a aprovação de uma lei que exija apenas material reciclável. Em Chicago, a terceira metrópole do país, já é tudo de plástico.
Em Nova Iorque, os engenheiros dizem que já usam madeira local, especialmente carvalho, e concreto, mas dizem que não vão conseguir abrir mão da madeira tropical, que representa 3% de cada obra de renovação dos dormentes. O plástico causaria fumaça e mortes em caso de incêndio, dizem.
Entre os novaiorquinos, já tem gente reclamando, dizendo que a cidade faz o que pode e mesmo assim pé questionada. “Às vezes, com o meio ambiente, parece que você nunca consegue ganhar”, diz o blog City Room, do New York Times.
Siga o blog no Twitter.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião