Uma pesquisa realizada pela Gazeta do Povo com 25 dos 30 deputados federais paranaenses eleitos em outubro passado mostra que pelo menos 17 são favoráveis a mudanças na definição da maioridade penal. apenas sete ouvidos dizem que a lei deve permanecer como está. Houve uma “abstenção”.
Dos 17 que acham que a regra deveria mudar, porém, apenas três disseram ser favoráveis a uma legislação que punisse jovens a partir de 16 anos para todos os tipos de crime. A maioria (14 parlamentares) disse que preferia reduzir a maioridade penal apenas para casos de crimes hediondos.
O questionário, elaborado pela reportagem em parceria com o Observatório das Elites Políticas e Sociais do Brasil, foi aplicado antes da posse dos deputados. No caso da questão sobre a maioridade, havia três respostas possíveis: manter a lei como está; reduzir a maioridade para casos de crimes hediondos; ou reduzir em todos os casos.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou na semana passada uma proposta que permite a tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição baixando a maioridade penal para 16 anos. A seguir, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) disse que, com isso, vai tentar reabilitar sua proposta que baixava a maioridade apenas em casos de crimes hediondos.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook,
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião