A deputada Maria Victoria (PP) escreveu um texto defendendo a decisão de seu pai, o deputado federal Ricardo Barros (PP) de cortar R$ 10 bilhões do orçamento de 2016 dedicados ao Bolsa Família. Barros, que é relator geral do orçamento do ano que vem, anunciou que vai manter o corte, apesar das várias reclamações, inclusive da presidente Dilma Rousseff (PT).
O artigo de Maria Victoria, publicado em um blog, apela para a velha analogia do “dar o peixe e ensinar a pescar”.
“O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome afirma que 72% da população adulta beneficiada pelo Programa possui renda declarada, seja com emprego de carteira assinada ou com trabalho no mercado informal. O cartão Bolsa Família funciona como complemento de renda, ou seja, é demagogia dizer que as pessoas beneficiadas voltarão à miséria.”
A deputada também afirma que só quem sairia perdendo com a redução do programa seriam os políticos petistas:
“Significa somente que o PT perderá parte de seu eleitorado, amarrado e costurado por assistencialismo, populismo puro. Ao invés de dar condições dessas pessoas se capacitarem profissionalmente, e assim, caminharem com as próprias pernas, o Governo faz com que elas fiquem na dependência de tal benefício.”
O texto foi prontamente respondido via redes sociais pela primeira-dama de Curitiba, Márcia Fruet, que é presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS)
“Escrevi um textão, na esperança de que essa moça pudesse entender a importância da complementação condicionada de renda, da permanência das crianças na escola, da possibilidade de acesso aos programas de profissionalização, como o Pronatec, da dignidade de escolher o que comer e não aceitar, sem opção, uma cesta básica. Mas, depois deste texto raso, sem conteúdo, sem argumento, recheado de lugares-comuns, estou convencida de que seriam palavras jogadas ao vento. Ou seja: a indignação venceu minha esperança!”
Marcia termina sua postagem citando o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. “Dizem que temos que ensinar a pescar, não dar o peixe. Mas, quando já lhes tiraram o anzol, o barco, a vara, é preciso, sim, dar o peixe.”
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS