O governo Temer publicou nas mídias sociais do seu Ministério do Trabalho uma comparação entre os dias de férias garantidos por lei em cada país. Foram selecionados alguns poucos países e a conclusão (implícita) do vídeo é de que o Brasil tem mais dias de férias do que muitas outras nações.
No vídeo, aparecem dados sobre EUA (0-14 dias), por exemplo, e sobre a Suécia (25 dias). E depois, ao final, há a informação de que o brasileiro tem 30 dias de férias garantidas anualmente. Nenhum outro país com a mesma situação aparece no vídeo.
Fazendo uma busca rápida é possível encontrar vários outros países que, por lei, dão 30 dias de férias aos seus trabalhadores. Segundo o estudo Vacation Deprivacy, de 2015, feito pela Expedia, por exemplo, os seguintes países têm a mesma situação: Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Emirados Árabes Unidos.
Curiosamente, nenhum deles entra na lista do Ministério do Trabalho. Com isso, o governo dá a entender que o brasileiro trabalha pouco e, aos poucos, vai reforçando a ideia de que é preciso “flexibilizar” as leis trabalhistas do país.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.