Ao vencer a eleição para prefeito, em outubro, uma das primeiras medidas anunciadas por Rafael Greca foi acabar com as piadinhas da “prefs” de Curitiba. O Facebook, dizia o prefeito, seria para informar – e só.
De fato, a capivara e as brincadeirinhas hipsters de Alvaro Bora e sua turma fizeram sua despedida nos últimos dias de dezembro. Depois de quatro anos como símbolo semioficial da cidade, a capivara foi renegada.
Mas a página da prefeitura continua cheia de gracinhas. Começando pela imagem símbolo da página, que promete “carregar” uma Curitiba para o usuário, em que a faixa mostrando o porcentual de atualização vai sendo preenchida pelo calçadão da XV.
Nos posts, há brincadeiras com “busão”, piadinhas e até o uso da hashtag #curitilover criada pela gestão anterior. O que saiu foram os desenhos à anos 90 e as brincadeiras mais nonsense.
Seria estranho se fosse diferente. Até porque a página conquistou centenas de milhares de fãs, e uma mudança radical, a essa altura, só dificultaria a comunicação da prefeitura. E se tem algo que Greca preza é comunicação.
Aliás, essa é outra mudança da página. Na gestão Fruet, em quatro anos, o prefeito não apareceu em fotos nem pôs fotos de aliados. Na gestão Greca, já na primeira semana há fotos dele próprio e, claro, de Beto Richa.
Resumo da história: saiu a capivara, ficaram as piadas, voltou o personalismo.
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