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Nós pagamos a campanha deles

Paulo Whitaker/Reuters
Os gastadores: é o nosso dinheiro que melohora a imagem deles.

Reportagens dos principais jornais do país hoje mostram que nós estamos pagando há tempos as campanhas dos dois principais presidenciáveis da vez.

O Globo revela que o governo federal apressou os gastos com publicidade neste ano, já que a lei eleitoral restringe a propaganda durante a campanha. Veja um trecho da edição online:

Nos quatro primeiros meses do ano, o governo federal gastou R$ 240,7 milhões com publicidade, 63,2% a mais do que no mesmo período de 2009, informa reportagem de Regina Alvarez na edição de O GLOBO desta segunda-feira. A legislação eleitoral proíbe gastos com publicidade institucional – que promove a imagem e as ações do governo – nos três meses que antecedem a eleição, mas as regras para o primeiro semestre do ano eleitoral são mais frouxas, abrindo espaço para gastos maiores neste período.

Os dados foram fornecidos pela ONG Contas Abertas.

A Folha de S. Paulo, por sua vez, mostra os gastos dos governos estaduais no ano passado. E adivinhe que mais fez propaganda? Claro, José Serra. Veja um trecho:

O tucano José Serra, que deixou o governo de São Paulo em razão da candidatura à Presidência, gastou mais com propaganda do que com os programas de transferência de renda do Estado.

O Renda Cidadã atende a 137,3 mil famílias com ganho mensal de até R$ 200 por pessoa, pagando R$ 60 por mês, com recurso orçamentário de R$ 97,4 milhões em 2009.

No Orçamento de São Paulo, a rubrica publicidade e propaganda registra gastos de R$ 311 milhões, mas o governo afirma que o desembolso com divulgação foi de R$ 247,3 milhões.

Oficialmente, a campanha de cada um deve custar cerca de R$ 200 milhões. Mas isso é só o que gastam na reta final, com doações de voluntários. A nossa doação, involuntária e permanente, é bem maior.

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