Mestre Elio Gaspari publicou antes de sair de férias, neste domingo, coluna explicando como a raiva do PSDB contra o PT ainda reelegerá Dilma. Diz ele que a popularidade da presidente caiu após as manifestações mas que a oposição raivosa dos tucanos fez o suficiente para mudar o quadro novamente.
Gaspari tem razão principalmente quando diz que o PSDB hoje vive mais de fazer birra com o atual governo do que de defender projetos próprios. Qual é a grande ideia que o tucanato apresentou recentemente? Aécio Neves disse exatamente por que quer ser presidente? A única resposta audível, no momento, é que ele quer ser presidente por ser “contra tudo isso que está a[í”. Algo assim.
É claro que há o discurso da eficiência. De cobrar menos impostos. De fazer mais com menos. Etcetera. Mas a maior parte do tempo é gasta com achincalhes contra o PT. Sabe o que isso lembra? O próprio PT de antigamente. Aquele de 1989. O do sapo barbudo. O PT de antes da Carta aos Brasileiros. O PT que se ocupava mais em falar do FMI do que de tocar nos pontos que a população queria saber.
Antes de 2002, o PT atuava como um partido destinado a fazer oposição. Fez da crítica o seu instrumento e a sua vocação. Mas a população parecia ver os petistas meramente como aqueles que questionavam o governo. E sabe-se que o povão é mesmo governista: em princípio, a autoridade tem razão e quem questiona é porque não sabe do que está falando.
O PT aprendeu a lição, fez uma cartinha dizendo que não ia tirar nada do lugar, que não se tratava de um grupo radical. Na campanha de 2002, nada de ataques. Só Lulinha Paz e Amor. O PSDB ainda não sabe o que é isso. Com dez anos de oposição, caminha para se tornar o mero contraponto do governo. Como diz Gaspari, a continuar assim comemorarão o segundo lugar em 2014 por terem deixado uma parcela dos eleitores com mais raiva de Lula e sua turma.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS