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Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo.
Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo.| Foto:

Luiz Fernando Ribas Carli Filho foi deputado estadual por 2 anos e 5 meses, do início de 2007 até maio de 2009. Acabou sendo o primeiro parlamentar da história da Assembleia Legislativa do Paraná a renunciar ao mandato, depois de se envolver em um acidente no qual provocou a morte de dois jovens, em Curitiba.

Em quase 30 meses no cargo, Carli Filho esteve longe de ser um deputado de destaque, o que pode ser percebido pelas propostas que ele apresentou enquanto permaneceu na Casa. No total, protocolou 10 projetos. Quatro deles viraram leis: um título de cidadão benemérito, uma declaração de utilidade pública, a criação de uma frente parlamentar com a província argentina de Tucumán e a obrigatoriedade de que as escolas do estado hasteiem a bandeira do Paraná às sextas-feiras.

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As outras seis acabaram arquivadas. O mais irônico é que umas delas pretendia alterar justamente a legislação de trânsito. Pelo texto de Carli Filho, motoristas que não tivessem recebido multas teriam desconto no IPVA: 10% para um ano sem multa; 15% para dois anos; e 20% para três anos. “O presente projeto visa incentivar o aumento da segurança no trânsito, através do respeito às normas do código nacional de trânsito e de incentivos fiscais que beneficiem os motoristas considerados exemplares”, dizia a justificativa do projeto.

À época do acidente, Carli Filho acumulava 130 pontos na carteira e tinha sido multado 30 vezes nos seis anos anteriores – 23 das multas foram por excesso de velocidade.

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