A eleição para o governo do Paraná chega à reta final com três cenários possíveis e até mesmo prováveis. Ratinho Jr. (PSD) pode vencer no primeiro turno; caso não vença, seu adversário no segundo turno pode ser tanto Cida Borghetti (PP) quanto João Arruda (MDB).
O Ibope deste sábado, encomendado pela RPC, a ser divulgado no início da noite, deve ser decisivo. Caso Ratinho apareça muito na frente, batendo de longe a soma dos adversários, é possível que o eleitor migre em massa e mate de vez a chance das demais candidaturas.
Hoje, a campanha de Ratinho acredita que ganha já no primeiro turno. Mas há indícios fortes de que a soma das outras candidaturas ficou mais forte. Cida Borghetti jogou todas as fichas na questão do pedágio. E João Arruda apareceu muito ao lado do tio, Roberto Requião (MDB), um campeão de votos no estado.
A disputa entre Cida e João Arruda parecia resolvida. Mas a prisão de Beto Richa (PSDB) e os escândalos repetidos ligados à sua gestão – em que Cida foi vice – parecem ter dado espaço para o crescimento das candidaturas de oposição.
O que parece mais provável é que se Arruda aparecer no Ibope colado em Cida, o eleitor de oposição se sinta entusiasmado e dê a ele uma chance. Mais ou menos como aconteceu na disputa em Curitiba em 2016, quando na véspera Ney Leprevost (PSD) apareceu perto de Gustavo Fruet (PDT) e acabou roubando sua vaga no segundo turno.
Se fosse para fazer uma aposta? Ratinho tem tido dificuldades para furar um certo teto de eleitores. Pode bater na trave e depender de um segundo turno. E entre Cida, na descendente, e Arruda, na ascendente, parece razoável apostar que o emedebista termine na frente.
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Sidônio fala em “cortina de fumaça” da extrema-direita nas redes ao tomar posse na Secom
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
O que está por trás da ausência de Lula na cerimônia de Trump? Assista ao Entrelinhas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS