Lembram da ideia do ônibus exclusivo para mulheres em Curitiba? Ficou conhecido como Panterão. Era um projeto do vereador Rogério Campos PSC), que obrigava a Urbs a ter nas ruas um ônibus cor-de-rosa para que as mulheres não fossem assediadas. Pois bem: está prestes a cair de vez.
A proposta foi votada e rejeitada na Comissão de Serviço Público. Vereadores e vereadoras acreditaram que isso não resolve o problema. Como a comissão não tem poder de vetar nada, o projeto segue em tramitação, mas parece que está mesmo destinado às gavetas.
A assessoria de imprensa da Câmara registrou opiniões interessantes de integrantes do movimento feminista que estavam presente à votação. Eis o que disse Laís Gonçalves, da Marcha Mundial das Mulheres: “um ônibus exclusivo para mulheres não visibiliza a violência, apenas segrega as mulheres. A medida não vai educar e nem punir os agressores. Nós entendemos que o enfrentamento da violência deve ocorrer no espaço misto”, argumentou Laís.
E disse mais. “Daqui a pouco vão dizer que as mulheres são agredidas por não estarem dentro desse ônibus, o que é um absurdo”, Faz todo sentido.